quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Jeff Scott Soto - O Showman

Um amigo meu me disse há uns 9 anos atrás: "Vc tem que assistir esse video. É de um show de uma banda chamada Talismã. O vocalista é genial." Pensei que era só mais uma banda de Hard Rock qualquer. Conferindo o video, os caras mandavam com perfeição, entre músicas próprias, covers de Bon jovi, Van Halen, Whitesnake e outras do gênero. Mas o destaque era mesmo o vocalista que além de uma baita presença de palco tinha uma bela voz e agudos potentes.

Passados 9 anos, ele já veio diversas vezes ao Brasil mas não é muito conhecido das grandes massas. Mas os fãs de rock , mesmo que não conheçam seu trabalho, provavelmente já ouviram falar dele. Seu nome é Jeff Scott Soto, cantor americano do Brooklyn, New York, que tem como característica um estilo baseado no Hard Rock dos anos 80 com influências de soul.

Jeff alavancou sua carreira cantando em 2 albuns de Yngwie Malmsteen, o execêntrico guitarrista sueco e sua então recém-formada banda, Rising Force. Jeff marcou época nos álbuns “Yngwie J. Malmsteen’s Rising Force” (1984) e “Marching Out” (1985).

O cara já fez inúmeros trabalhos e cantou entre outros com Axel Rudi Pell, Journey, Stryper, Lita Ford e a banda Talisman, onde ele tem total liberdade de composição por ser um dos membros fundadores. Além de toda essa bagagem, ele também tem uma carreira solo com diversos trabalhos lançados.

Gravou ainda a trilha sonora do famoso filme "Rock Star", aquele com Mark Wahlberg e Jennifer Aniston e imortalizou a faixa "Stand Up". O cantor não aparece no filme, é apenas dublado por Wahlberg , que faz o papel do vocalista, mas a banda fictícia Steel Dragon conta com Jeff Pilson (Dokken, Dio) no baixo, Zakk Wylde (Ozzy Osbourne, Black Label Society) nas guitarras e Jason Bonham, filho do lendário baterista do Led Zeppelin, John Bonham, que gravaram as faixas junto com Soto.

Fã Fanático de Queen, Jeff chegou a fazer um show de 2 horas e meia na Queen Convention em 2003 que posteriormente acabou virando um DVD. Aliás, com o sucesso do show e do DVD, ele acabou fazendo algumas turnês tocando apenas músicas do Queen. Eu tive oportunidade de assistir um de seus magistrais shows aqui no Rio, onde o repertório foi calcado basicamente nos clássicos do Queen.


Pra quem nunca ouviu, fiz uns vídeos que valem a pena ser conferidos. Curtam o vozeirão de Mr. Soto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...