segunda-feira, 30 de novembro de 2009

WWE Universe - World Wrestling Entertainment


A WWE (World Wrestling Entertainment) é uma empresa americana fundada em 5 de Maio de 2002, ao fim de 23 anos conhecida como World Wrestling Federation. É uma companhia pública na bolsa de valores e gera receita de milhões de doletas por ano.

A WWE produz semanalmente quatro programas de televisão que são um fenômeno nos Estados Unidos, Canadá, México e em alguns países da Europa.

Se vc nunca ouviu falar da WWE, tudo bem, afinal, seus programas não são exibidos no Brasil. Sabe pq? Pq a WWE é a maior promotora mundial existente de wrestling profissional.

É isso mesmo que vc está pensando...sabe aquelas lutas combinadas onde os lutadores interpretam os mais variados personagens, usam roupas coloridas e fazem movimentos acrobáticos? Isso é a WWE.


O fenômeno q é uma verdadeira religião na terra do Tio Sam não tem muitos seguidores no Brasil. O telecatch como era chamado por aqui, fez sucesso com cast nacional até os anos 70. A própria WWE foi exibida em terras tupiniquins pela extinta TV Manchete, isso em meados dos anos 80 com o nome de SuperCatch, mas logo caiu no esquecimento.

O SBT chegou a fechar um contrato com a WWE em 2007, trouxe 3 superstars (como são conhecidos os lutadores da WWE) para a promoção do show e exibiu alguns episodios, mas por problemas com a justiça brasileira, que decidiu que o programa só poderia ser exibido após as 20:00hs por conta das cenas de violência, o homem do baú, Senor Abravanel, achou por bem limar a atração da sua grade.

Questões culturais a parte, a WWE faz mais sucesso que eventos de MMA (Mixed Martial Arts - ou vale-tudo), bate recordes de audiência com seus 4 programas semanais (Raw, Smackdown, ECW e SuperStars) e possui 1 PPV mensal.

O cast de lutadores e divas (sim, as meninas tb lutam e a maioria delas são gatas, nada daquelas mulheres bombadas) são divididos pelos programas. Os 2 maiores brands são o RAW que é exibido as segundas e o SMACKDOWN, exibido as sextas. Cada um conta com cerca de 30 lutadores (8 protagonistas em média) , tem duração de 90 min e storyline próprios.

O ECW é um tipo de 2ª divisão , com metade do elenco e da duração. Normalmente é usado pra testar novos talentos. O Brand mais recente é o SuperStars que na verdade é um programa de apenas 30 min sem cast próprio pois mistura lutadores dos 3 brands com 2 ou 3 lutas por episodio.


Além das lutas, os shows tem como atrativo a participação de várias celebridades americanas (atores, músicos, etc) como apresentadores convidados (special guest host) e as famosas novelinhas (storylines) entre o elenco, que são o que norteiam os combates.

Normalmente cada storyline dura 2 ou 3 meses, dependendo da popularidade dos lutadores, e tem seu ápice em um dos PPVs mensais. Aliás, cada PPV tem duração de 3 horas e é onde rola as disputas pelos cinturões.

Atualmente os 2 Brands principais possuem 4 categorias de cinturão e o ECW apenas uma. O RAW tem o WWE Championship (Considerado o mais importante), United States Championship, World Tag Team Championship (Cinturão de Duplas) e Women Championship (Feminino).

Já o SMACKDOWN tem o World Heavyweight Championship (equivalente ao WWE Championship), Intercontinental Championship, WWE Tag Team Championship (Cinturão de Duplas) e Divas Championship (Feminino).






As lutas tem cada vez mais modalidades radicais tais como "Ladder Match" (o cinturão fica pendurado e os lutadores precisam escalar uma escada), "Steel Cage" (O ringue é cercado com grades de 3 metros de altura e o vencedor é aquele que sai primeiro), "Extreme Rules" (Vale cadeirada, mesadas e outros golpes sujos) e muitas outras.

Apesar de sabermos que é tudo marmelada, acidentes reais com os lutadores são comuns. O diferencial dos shows é que nem sempre conseguimos adivinhar o desfecho dos combates e as mais variadas surpresas costumam acontecer. E isso que, na minha visão, é o grande barato da WWE.


Para acompanhar e conhecer mais da WWE acesse: www.wwe.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...