sábado, 12 de dezembro de 2009

Action Figures - Colecionismo

Como a maioria dos leitores já deve ter percebido, gosto de escrever sobre os temas que sou fanático como a música/Rock, cinema, filmes/DVD, seriados e cultura POP em geral. Hoje vou escrever sobre Colecionismo de Action Figures, assunto que ainda não vi na blogosfera e que talvez interesse a maioria dos blogueiros.

Colecionismo, pra quem nunca ouviu falar, é a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens por categoria, em função de seus interesses pessoais.



Já Action Figures ou figuras de ação, foi um termo usado primeiramente pela Hasbro em 1964, ao introduzir sua linha de bonecos G.I. Joe. Até o momento só havia as chamadas "dolls" pelos norte-americanos, que eram bonecas feitas especialmente para as meninas. Daí criou-se a necessidade de um novo termo para os brinquedos para os meninos.


A minha coleção é composta mais precisamente por action figures (AFs) de personagens de filmes e de músicos de 6 polegadas (18cm). Muitos colecionadores se dedicam também aos personagens de desenhos animados, histórias em quadrinhos e video-game.







Duas empresas , Neca e McFarlane, dividem as licenças para a maioria das peças lançadas e outras empresas correm por fora. Não estou contabilizando as estátuas, somente AFs, que tem em torno de 18cm (6 polegadas) e em alguns casos são articuladas, mas existem tb outras empresas que investem em AFs de maior escala.

A minha iniciativa foi decorrente do hábito de colecionar gibis e ler quadrinhos de super-heróis, mas reparei que a reação das pessoas é , na maioria das vezes , positiva quando apreciam pela 1ª vez minha coleção, mesmo quando não conhecem os personagens.


Acredito que seja pela qualidade das figuras que geralmente são muito bem feitas e ricas em detalhes, como expressões faciais peculiares, reproduções perfeitas dos instrumentos e figurinos usados pelos artistas.

Infelizmente essas peças não são encontradas tão facilmente aqui no Brasil, pelo menos em lojas físicas, além de terem um valor salgado. Minha dica pra quem quer conseguir alguma dessas figuras é procurar no Mercado Livre ou E-bay. Os valores costumam variar entre 10 e 60 doletas, dependendo da raridade da figura.


No mundo das action figures a quantidade não significa nada, uma vez que alguns colecionadores se baseiam em bonecos de pequena escala (polegadas) e possuem centenas deles (meu caso), no entanto, existem outros que só adquirem bonecos de extremo luxo (normalmente, estátuas) e têm somente umas vinte e poucas peças, pois elas são itens caros, que chegam a custar em torno de R$ 1 mil cada.

Pra saber mais sobre o mundo das Action Figures acessem: www.figurasdeacao.com.br






Abaixo vcs podem conferir fotos da minha coleção que tem mais ou menos uns 3 anos. Basta clicar pra ampliar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...