quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Red Hot Chili Peppers


Eu não sou fã de carteirinha dos Red Hot Chili Peppers, até pelo abuso da mistura de sons que as vezes não me agradam, mas tenho que admitir que a banda formada em Los Angeles, Califórnia, já alcançou o status de "ícone do rock" e conta com um catálogo admirável.

O grupo foi formado em 1983, época em que o Thrash metal e o Hard Rock já ditavam as regras. Mesmo assim os garotos de Hollywood apostavam em uma atitude irreverente e um som alternativo, misturando punk com funk (Não esse lixo que chamam de funk hoje em dia, mas o verdadeiro, característico da música negra norte-americana, que mescla o soul, jazz e R&B).

O grupo passou por diversas mudanças de integrantes , muitos problemas com drogas pesadas e pela morte do guitarrista original, Hillel Slovak, por overdose de heroína e testemunho do quase declínio total de outro membro, o guitarrista John Frusciante. Hoje, aparentemente livre do mundo das drogas, a banda parece trilhar o caminho continuo do sucesso.

Em fevereiro de 2007, concorreram na 49ª edição do Grammy Awards em Staples Center, Los Angeles em nada menos que 7 categorias com o álbum "Stadium Arcadium" e abocanharam quatro grandes prêmios dos cinco que ganharam: "Melhor Performance de Rock em Dupla ou Grupo" (Dani California), "Melhor Música Rock" (Dani California), "Melhor Álbum de Rock" (Stadium Arcadium), "Melhor Disco em Edição Especial Box" (Stadium Arcadium) e "Produtor do Ano" (Rick Rubin).

Em outubro de 2008, o baixista Flea anunciou que o RHCP faria uma pausa por estarem "emocionalmente esgotados". É bom lembrar que a banda é uma das indicadas para o Rock and Roll Hall of Fame 2010, prêmio que imortaliza os artistas mais importantes e influentes mundialmente.


Mas enfim...todo mundo já conhece ou ouviu falar dos Chili Peppers, então vamos as minhas dicas pessoais sobre o que escutar da banda.


Mother's Milk

O play de 1989 conta com 11 músicas , incluindo a cover de "Higher Ground" de Stevie Wonder e "Fire" de Jimi Hendrix, na qual o ex-guitarrista morto por overdose, Hillel Slovak, participa.

O primeiro single do album, "Knock me Down", foi lançado como uma homenagem a Hillel. O álbum fez tanto sucesso que vendeu 2 milhões de cópias em todo o mundo.







Blood Sugar Sex Magik

Quinto álbum da banda e lançado em 1991, definitivamente foi um de seus melhores lançamentos até o momento. Produzido por Rick Rubin, os maiores sucessos da banda são desse album, como "Under the Bridge", "Give It Away" e "Suck My Kiss" que atingiram o topo das paradas no mundo inteiro.

A faixa "My Lovely Man" também é uma homenagem ao ex-guitarrista, Hillel Slovak. As faixas "Give It Away" e "Under the Bridge" fizeram parte da trilha sonora de duas novelas Globais.
Mesmo com o estouro do grunge o album foi um sucesso mundial e vendeu humildes 12 milhões de cópias.

O vocalista Anthony Kiedis chegou a comentar que a concorrência com as bandas grunge não era um problema porque primeiramente simpatizava com elas e tinha amigos como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e depois porque sabia que o estilo dessas bandas era totalmente diferente do som que eles faziam.



Californication

Lançado em 8 de Junho de 1999, Californication é o sétimo álbum de estúdio da banda e novamente Rick Rubin assumiu a produção , escolhendo as músicas que dariam ao álbum uma nova direção, mostrando uma nova fase dos Chili Peppers, uma fase sóbria e madura.

O album contou com o retorno do guitarrista John Frusciante, o mesmo dos tempos de Blood Sugar Sex Magik, que havia saido em 92 por problemas com drogas. John substituiu Dave Navarro, antigo guitarrista dos Jane's Addiction.

Entre os sucessos estão as músicas "Around the World", "Otherside", "Californication" e o premiado com Grammy "Scar Tissue". Graças a uma incrível longevidade nos tops mundiais, este é o mais bem sucedido álbum da banda, tendo entrado em 3º no Billboard 200 e vendido cerca de 15 milhões de cópias em todo o mundo.



Stadium Arcadium

Em 2006 a banda soltou o álbum duplo, nono registro de estúdio que já em sua primeira semana vendeu 442 mil cópias nos Estados Unidos e de quebra largou em primeiro lugar na Billboard 200. Mais uma vez quem produziu foi Rick Rubin. Os singles "Snow (Hey Oh)", "Tell Me Baby" e "Dani California" foram sucessos imediatos.

Os CD são intitulados como "Mars" e "Júpiter" e inicialmente , a banda havia planejado lançar as 28 músicas como uma trilogia em partes separadas.

Com mais de seis milhões de cópias comercializadas ao redor do mundo, o álbum se tornou o mais vendido de 2006. No clipe de "Dani California" algumas bandas são homenageadas, como Sex Pistols, Nirvana e The Beatles. Só pra constar, "Dani California" é uma personagem criada por Anthony e tb aparece em mais duas músicas da banda; "By the Way"e "Californication".

É isso. Boa audição de RHCP pra vcs.
Ao som de "Snow (Hey Oh)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...