domingo, 20 de dezembro de 2009

Straight Edge - Drugs Are For Losers

Nem só de sexo, drogas e Rock & Roll vivem os fãs de rock. É isso mesmo.
Prova disso é o movimento Straight Edge, que pode ser definido como uma contracultura, modo de vida, ou como uma forma de resistência, abstendo-se de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas.

A idéia do movimento Straight Edge (abreviado para sXe ou SxE) , modo de vida associado a música Punk/Hardcore, surgiu com o início da cultura punk, no meio de jovens de culturas distintas que simplesmente não queriam fazer uso de drogas ou de bebidas alcólicas para se divertir. Existem inúmeras razões pelas quais se escolhe ser "straight edge". Alguns o utilizam como um fundamento porque crêem que desta forma estarão mais envolvidas com sua saúde física e mental.

Existem também os que se identificam com o movimento por partilharem da opinião de que a consensualização atual do uso de substâncias alteradoras do humor contribui para a anestesia política e contenção da contestação. Quem adota esta postura procura uma forma de resistir, através da contracultura, à pressão social que incentiva o consumo de álcool, cigarro e drogas ilícitas.

O símbolo do SxE é a letra X, isso pq durante uma turnê da banda Teen Idles (adepta do SxE), eles tocaram em um bar de São Francisco, Califórnia, onde os menores de idade eram marcados com um X na mão. Assim, os garçons não vendiam bebidas alcoólicas para eles. A banda gostou tanto da idéia que divulgou em sua cidade e vários clubes e bares adotaram a mesma política. Com o tempo, os adeptos da filosofia Straight Edge começaram a usar o X até fora dos bares, e mesmo depois de completarem a idade legal para beber. Assim, ele acabou se tornando o símbolo do movimento.

Sei que talvez 99% das bandas de rock já fizeram uso de alguma droga ilícita e não é exatamente sobre esse tema que eu quero abordar, até pq, na maioria dos casos, com o passar dos anos, a própria vida se encarrega de mostrar aos usuários a roubada em que se meteram e conscientemente eles acabam procurando "se limpar". Na pior das hipóteses os infelizes não duram muito e morrem de overdose. Justamente por ter essa percepção, muitos músicos famosos de estilos variados, hoje em dia adotam a cultura SxE, caso do Kiss, Slash (ex-Guns N' Roses), James Hetfield (Metallica), Dave Mustaine (Megadeth) e por aí vai.

Quem ainda pensa que todo cara que curte rock, usa drogas e se enbebeda até cair, é melhor mudar o pensamento e se livrar do preconceito estereotipado que se criou ao longo de décadas. Graças a Deus sempre tive uma estrutura familiar bem sólida e em nenhum momento da minha vida fui tomado pela curiosidade no uso de qualquer tipo de droga, aliás, desculpas mais comuns utilizadas pelos usuários. Enfim, no meu modo de ver, o que leva uma pessoa a partir pra esse mundo talvez esteja mais relacionado a fraqueza da mente do que qualquer outra a coisa e a dependência química é e deve ser tratada como uma doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...