sábado, 6 de fevereiro de 2010

Minha História com o Rock

Resolvi escrever esse post com o objetivo de contar pra vcs , resumidamente, como começou minha história com o Rock. Meu primeiro contato foi através da então recém nascida MTV Brasil, onde eu assistia aqueles programas de vídeo clipes que sempre passavam algumas coisas de Hard Rock e metal, oriundas da década de 80. Eu não sei dizer ao certo qual foi a primeira música que eu ouvi mas com certeza a primeira que chamou minha atenção foi "Sweet Child O'Mine" do Guns N' Roses.

Ainda em 1990, minha colega de escola, a atriz Miriam Roia, me mostrou um fichário coalhado de adesivos com logotipos de uma grande quantidade de bandas e começou a gravar fitas K-7 e VHS dos programas da MTV, em especial, do Fúria Metal. A Miriam assistia MTV o dia inteiro e graças as gravações que ela fazia pra mim, fui "apresentado" a muitas bandas oitentistas de Hard Rock , como Bon Jovi, Warrant, Skid Row e Mötley Crüe.

Na época do Rock in Rio 2, em 1991, com a vinda de bandas como Megadeth, Judas Priest e Guns N' Roses, meu interesse aumentou ainda mais e comecei a ouvir cada vez mais bandas diferentes.

Comprei um K-7 do "Rust in Peace" do Megadeth antes de ouvir a banda e pirei escutando Holy wars, a faixa de abertura do album. Depois disso fui conseguindo gravações de Metallica, Kiss, Iron Maiden e por aí....

Na minha casa não tinhamos toca-discos (vinil), só um rádio gravador, por isso eu me virava com as fitas K-7. Em 1992, compramos nosso primeiro aparelho de CD e pra iniciar minha coleção, comprei o album "A Real Live One" do Iron Maiden.

Só percebi que estava me tornando um colecionador quando já tinha uma boa quantidade de CDs, não tinha mais onde guardar e sempre queria comprar um novo.

Em meados da década de 90, apesar de ouvir muito rock e já possuir uma coleção considerável, me considerava um adolescente como qualquer outro que não fosse fã de rock, no meu entendimento, a única coisa que devoção ao rock não me permitia fazer era ter obsessão pra usar uma roupinha de marca ou um tênis da moda como a maioria gostava de fazer. Gostava mesmo era de usar camisas das minhas bandas favoritas e comprar um novo CD.

Apesar de escutar de tudo, se me pedirem pra citar apenas uma banda favorita, eu diria que Kiss é a do coração e que o Hard Rock e o Heavy Metal são meus estilos preferidos.

Os grupos que mais possuo material são: Kiss, Judas Priest, Iron Maiden, AC/DC, Megadeth, Metallica, Manowar, Mötley Crüe, Bon Jovi, Poison, Mr Big e Guns N' Roses. Na verdade minha coleção nunca foi dedicada a um único artista, mas ao estilo, pois nunca fiquei preso a ouvir uma coisa só, sempre quis ouvir de tudo um pouco, conhecer bandas, estilos e comprar o que me agrada.

Não sou o tipo de colecionador que compra dez versões de um mesmo álbum, afinal, posso ter dez álbuns diferentes com a mesma grana. Apesar de ser muito ansioso, aprendi que a maior virtude de um colecionador é a paciência. Não se pode ter angústia de conseguir tudo de uma só vez.

Não tenho itens raros mas mesmo gostando de toda a coleção, os que mais gosto são os autografados pelo Firehouse, os remixes do Kiss e do Iron Maiden e os digipacks do AC/DC.

Atualmente eu tenho ouvido e recomendo Primal Fear, Sonata Arctica, Velvet Revolver, além das velharias clássicas. Acredito que o Rock está em um ponto onde existe uma quantidade muito grande de bandas e pouca qualidade. Muito raro ouvir algo novo e pensar "O som dessa banda é foda".

Se eu tivesse que indicar algumas bandas, e alguns albuns para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, minha dica seria a seguinte:

Kiss - Todos
Metallica – Master of Puppets / Black Album
Iron Maiden – The Number Of The Beast / Powerslave / Somewhere in Time
Megadeth - Rust in Peace / Countdown to Extinction
Judas Priest - Painkiller / Britsh Steel
Slayer – Show No Mercy
AC/DC - Back in Black / Highway to Hell
Guns N' Roses - Appetite for Destruction
Mr.Big - Lean Into It / Bump Ahead
Manowar - Kings of Metal
Bon Jovi - New Jersey
Motley Crue - Shout at the Devil / Dr Feelgood
Poison - Flesh & Blood
Black Sabbath - Reunion

É isso aí galera. Espero que tenham gostado do post e que minhas dicas possam ajudar aqueles interessados em conhecer mais das bandas de rock.

abçs

Rodz




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...