sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Os Reis das 4 Cordas

Antes de mais nada, quero esclarecer que idealizei essa lista, não sobre os melhores ou mais técnicos baixistas do Rock, mas sim como um tributo aos mais influentes reis das 4 cordas, que de alguma forma se destacam dentro de suas bandas em meio a excelentes guitarristas, vocalistas e bateristas! E não... Não defini ordem de importância!


Steve Harris - Iron Maiden
Juntamente com Dave Murray, Steve é membro-fundador, líder, baixista e principal compositor da banda de heavy metal, Iron Maiden. Antes de se tornar um astro do rock, foi desenhista arquitetônico em Londres, e jogador do West Ham United. Baixista autodidata, Harris usa seu próprio Fender Precision Bass personalizado.

Foi influenciado por baixistas também excepcionais, como Chris Squire do Yes, Mike Rutheford do Genesis, Andy Fraser do Free, Martin Turner do Wishbone Ash, Geezer Butler do Black Sabbath e John Entwistle do The Who. Um de seus baixistas favoritos é Pete Way do UFO, que também influenciou seu estilo e performance de palco.



Gene Simmons - Kiss
O Sr. Chaim Witz é um bem-sucedido empresário, vocalista, baixista e um dos membros fundadores da banda de hard rock com maior poder de marketing e merchandising do planeta, o Kiss. Mr. Simmons é conhecido pelo seu alter-ego, "The Demon" e já escreveu inúmeros clássicos do Kiss, como "Rock N' Roll All Nite" e "I Love it Loud". Contrariamente a muitas personalidades do rock, Gene afirma nunca ter consumido drogas e fumado e nunca ter bebido álcool em excesso durante toda a sua vida.




Cliff Burton - Metallica
Influenciado por baixistas como Mark Hoppus , Geezer Butler, Phil Lynott, Geddy Lee, Lemmy Kilmister e Stanley Clarke e guitarristas como Ritchie Blackmore, Alex Lifeson, Ulrich Roth, Jimi Hendrix e Tony Iommi, Cliff foi fortemente responsável pela imagem e pela musicalidade inicial do Metallica. Um pianista clássico, Cliff fez uso de seu conhecimento teórico nas composições da banda, tanto no baixo quanto ensinando a Hetfield teoria e harmonia. O interesse de Cliff pelos livros de horror de H. P. Lovecraft resultaram em duas canções do Metallica: "The Call of Ktulu" e "The Thing That Should Not Be." Na noite de 27 de setembro de 1986, numa região rural do sul da Suécia, Cliff morreu em um acidente com o ônibus do Metallica.



Billy Sheehan - Mr. Big
Nascido em 19 de março de 1953, em Buffalo, Estados Unidos, Sheehan é conhecido por ter tocado com Steve Vai, David Lee Roth e no Mr. Big. Foi eleito pelos leitores da revista Guitar Player por 5 vezes como melhor baixista. Inclusive a Guitar Player traçou um paralelo entre seus solos no baixo e os de Eddie Van Halen na guitarra. No Mr. Big o estilo de Billy casou-se perfeitamente com o gênio da guitarra, Paul Gilbert. O repertório de Billy no baixo inclui o uso de acordes, tapping com as duas mãos, controle do feedback e sofisticadas estruturas harmônicas.



Geddy Lee - Rush
Considerado um dos melhores relacionados ao instrumento, Geddy não toca como o de costume, já que praticamente sola o tempo inteiro. Enquanto a maioria dos baixistas costuma somente fazer a marcação, Lee imprime um estilo jazzístico, repleto de técnica e contrapontos que tornam o instrumento vivo, com linhas cheias e pulsantes. Com isso, adiciona um contorno ainda mais peculiar ao complexo som do Rush.





Lemmy Kilmister - Motorhead
Também conhecido por Ian Fraiser Willis e Lemmy the Lurch, o baixista e cantor inglês é o fundador da banda de rock n' roll inglesa Motörhead. Adorado pelos seus fãs por sua postura tipicamente roqueira, estilo de tocar e timbre de voz marcante. O apelido "Lemmy" é pela mania que carregava de pedir dinheiro emprestado aos amigos (em inglês: - "lemmy a money").
Antes de ser músico, foi roadie do cantor e guitarrista Jimi Hendrix, tocou nas bandas Rockin' Vickers e Sam Gopal, sendo roadie da banda Hawkwind, onde ocupou o lugar do baixista que havia faltado no show. Expulso da Hawkwind por ter sido detido no Canadá com anfetaminas, montou o Motörhead em 1975. Atualmente Lemmy tem sofrido bastante com os shows do Motörhead, alegando que está quase surdo, devido ao alto volume dos seus amplificadores.


Flea - Red Hot Chili Peppers
Nascido na Austrália, Flea, que também toca trompete e ocasionalmente trabalha como ator, é mais conhecido como baixista e fundador da banda de rock alternativo Red Hot Chili Peppers. Seu trabalho com a banda incorporou diversos estilos musicais, e abrangem, tecnicamente, desde o slap mais agressivo a métodos mais melódicos.










Roger Waters - Pink Floyd
Um dos membros fundadores, no fim dos anos 60, Waters definiu a direção artística da banda, levando o Pink Floyd aos holofotes e produzindo uma série de álbuns que continuam entre os mais aclamados pela crítica e dos mais vendidos de todos os tempos. A relação de Waters com David Gilmour foi se tornando tensa no fim dos anos 70, à medida que Waters ia exercendo cada vez mais o controle criativo sobre o grupo.




Sting - The Police
Antes de sua carreira solo, Sting foi o principal compositor, cantor e baixista da banda de rock The Police. Vendeu ao longo de sua carreira mais de 100 milhões de discos, recebeu dezesseis Prêmios Grammy por seu trabalho, incluindo o seu primeiro, por "melhor performance instrumental de rock", em 1981, e recebeu uma indicação ao Oscar de melhor canção original. É membro do Rock N Roll Hall of Fame.




Nikki Sixx - Mötley Crüe
Embora não possua uma técnica das mais apuradas, o baixista americano merece figurar nessa lista pq é simplesmente o líder, fundador e principal compositor de uma das maiores bandas de glam metal da história, o Mötley Crüe. Sixx é responsável por praticamente todos os clássicos da banda e pelos mega-platinados albuns "Shout At The Devil" e "Dr Feelgood".
Além do Motley, Sixx já tocou também na banda de glam metal, London, Brides of Destruction e Sixx AM. Foi casado com as coelhinas da Playboy Brandi Brandt e Donna D'Errico.








Joey DeMaio - Manowar
Fundador da banda de Heavy Metal, Manowar, Joey é o líder e praticamente único compositor da banda, uma vez que a maior parte das composições de cada album tem apenas a sua assinatura. Adota uma técnica pouco convencional, porém com muita velocidade e agressividade, tornando seu estilo de tocar único. Criou o selo "Magic Circle Music" e produz novas bandas de metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...