terça-feira, 30 de março de 2010

X-Men Século XXI

A equipe mutante mais famosa da Marvel foi criada na década de 60 e suas histórias mostravam como um grupo de pessoas que nasciam com o chamado gene X (responsável por mutações e habilidades especiais) viviam em uma sociedade que as temia e consequentemente odiava.

Em lados opostos tinhamos o Professor Charles Xavier que acreditava que humanos e mutantes poderiam viver em paz e seu melhor amigo, Eric Lansher, o Magneto, que defendia a postura de que os mutantes, chamados de homo superior, deveriam utilizar a força e opressão para dominar o homo sapiens e sobreviver no planeta.

Quando Grant Morrison assumiu o grupo mutante, o universo dos X-Men foi chacoalhado com a mesma intensidade que John Byrne deu na década de 80 com a Saga da Fênix Negra.
Morrison expôs os defeitos do casal Jean Grey e Scott Summers e transformou a filosofia de Xavier em uma coisa ultrapassada, deixando claro que o professor X não se encaixava mais na equipe. Sem o velho Xavier, Emma Frost e Scott Summers tomaram a liderança de uma equipe que ficou perdida e sem identidade no seu próprio universo.

A questão é que os X-men precisaram se adequar aos novos tempos e seria impossível que o grupo conitnuasse lutando pelos mesmos direitos que os da década de 60. Ainda convivemos com o preconceito mas se negros, mulheres e gays já possuem direitos civis , não faz sentido os mutantes ficarem estagnados na década de 60.

Para que as HQs pudessem se modernizar, a solução foi mudar radicalmente. Xavier e Magneto são considerados sujeitos antiquados e hoje a equipe é um balanço entre ambas as antigas filosofias. Os X-men ainda lutam pelos seus direitos civis mas tem apoio da prefeita de São Francisco, que os acolheu em sua cidade.

Como já era de se esperar, nem todas as mudanças que ocorrem nas HQs agradam aos fãs e os mais xiitas se revoltam. Mas a verdade é que as mudanças são peça-chave na evolução do universo marvel. Tanto para apresentar novos personagens como para fazer um comparativo com a vida real e mostrar que as pessoas crescem, amadurecem e mudam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...