quarta-feira, 21 de abril de 2010

Os Melhores Albuns ao Vivo da História

É muito comum as rádios rocks americanas e britânicas realizarem enquetes para escolher os mais variados quesitos. Há alguns meses atrás a rádio Planet Rock da Inglaterra por exemplo, elegeu o melhor Album ao vivo de todos os tempos. E surpreendentemente o vencedor foi 'Thin Lizzy - Live & Dangerous 1978' batendo nos últimos minutos o Deep Purple com seu clássico 'Made in japan 1972' , arrematando a primeira posição. Quem quiser conferir o resultado final da Planet Rock basta ir no site oficial.

Particularmente eu vejo os albuns ao vivo como uma coisa um tanto quanto perigosa pras bandas, pq eles tanto podem ser muito bons, com versões mais pesadas e vibrantes, como também podem ser albuns muito fracos. Bons exemplos são que nem sempre as versões ao vivo de determinadas músicas ficam tão legais ou a mixagem não capta a mesma energia do show. Improvisos e solos muito longos também atrapalham.

Abaixo vcs podem conferir algumas sugestões minhas de albuns ao vivo. Sei que falta muita coisa boa nessa lista, inclusive bandas que sou fã, como Megadeth e Manowar, mas não quis me alongar muito apontando o que, na minha opinião, são certas falhas pra albuns ao vivo e preferi deixar de fora. Mas é apenas questão de gosto mesmo.


KISS - Alive!
Apesar de, nessa época, ainda serem uma banda novata, com este album duplo, o primeiro ao vivo da banda, o Kiss deixou sua marca na história do Rock com 22 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, além de se tornar o primeiro grupo a lançar um album duplo ao vivo na história da indústria fonográfica. Um detalhe...o album também contém a versão ao vivo do clássico hino do rock mundial "Rock And Roll All Nite".





Iron Maiden - Live After Death
Lançado em 14 de outubro de 1985, o album é um registro da "World Slavery Tour" que promovia o album 'Powerslave" e foi gravado no Long Beach Arena, na Califórnia, entre 14 e 17 de Março de 1985. Na versão original, lançada em LP duplo, as faixas gravadas em Long Beach estão nos três primeiros lados, enquanto as músicas Wrathchild, Children of the Damned, 22 Acacia Avenue, Die With Your Boots On and Phantom of the Opera, presentes no lado quatro, foram gravadas em 1984, no Hammersmith Odeon, em Londres.





Deep Purple - Made In Japan
Simplesmente considerado um dos melhores ao vivo da história do rock. Aqui podemos conferir um Deep Purple no ápice de sua forma técnica e criativa. Lançado originalmente em 1972 a versão comemorativa de 25 anos ganhou um disco extra com mais 3 faixas.



Gotthard - Made In Switzerland
Pra quem nunca ouviu falar, sossegue pq eu ainda vou escrever um post especial detalhando tudo sobre a banda suíça de Hard Rock, Gotthard. Mesmo vindo de um país sem tradição no rock, o melhor do estilo Hard Rock está no fantástico album ao vivo “Made in Switzerland”, gravado na cidade de Zurique, em 2006, diante de uma platéia gigantesca. Além do CD, a versão em DVD traz 21 faixas, entre elas, versões dos clássicos “Hush” e “Immigrant Song”, do Deep Purple e Led Zeppelin, respectivamente.





AC/DC - If You Want Blood, You Got It
Gravado em 1978 durante a tour do album "Powerage" em Glasgow, o album prescede o clássico "Highway to Hell", portanto conta ainda com o falecido vocalista Bon Scott, no auge de suas performances em 10 faixas que mostram um AC/DC vigoroso tocando músicas de seus 5 primeiros albuns.




Metallica - Live Shit: Binge & Purge
Primeiro ao vivo do Metallica, o album foi lançado em formato de box em 1993. Originalmente o box trazia três CDs e três fitas VHS. Na versão mais recente o conteúdo é o mesmo, apenas os três VHS foram substituidos por dois DVDs com 2 shows completos em San Diego (Wherever We May Roam Tour 1992) e Seattle (Damaged Justice Tour 1989) e mais os três CDs com um show na Cidade do México e mais de 20 músicas.





Pink Floyd - Pulse
Gravado entre Março e Outubro de 1994 durante a tour de "The Division Bell" na Europa e nos Estados Unidos, o album inclui uma versão ao vivo completa de The Dark Side of the Moon. Só no Brasil foram vendidas mais de 100 mil cópias, certificando "Pulse" com Disco de Diamante pela ABPD.






Queen - Live at Wembley '86
Terceiro ao vivo do Queen, o album foi lançado em 1992, depois da morte de Freddie Mercury, e registra a última tour da banda no antológico show no estádio de Wembley, em Londres. Nada mais nada menos do que 28 músicas, incluindo todos os clássicos da banda e Freddie e Cia em momento mágico.





Slayer - Decade of Aggression
Comemorando os dez anos de estrada da banda, o album duplo conta com a formação original e todos os clássicos do grupo até aquela época e mais uma grande quantidade de faixas do então, último lançamento, "Seasons in The Abyss". É a perfeita coletânea dos anos 80 do Slayer, tocado com ainda mais fúria que nos albuns de estúdio.






Iced Earth - Alive in Athens
Album triplo gravado nas noites de 23 e 24 de Janeiro de 1999, no Rodon Club em Atenas, Grécia, durante a tour do album "Something Wicked This Way Comes". Extremamente bem gravado e com ótima qualidade de som, todos os clássicos da banda estão presentes, assim como algumas músicas mais obscuras do grupo. O show foi lançado como um único DVD em Outubro de 2006. Pra quem curte uma mistura de Heavy Metal tradicional com um bom thrash, é uma ótima pedida.





Black Sabbath - Reunion
Como o próprio nome já sugere, o album duplo gravado em 1998 conta com a formação original do Sabbath em sua tour de Reunião, tocando os maiores clássicos da fase de Ozzy como "Paranoid, "War Pigs", "N.I.B" e "Iron Man". O set list agrada e a produção mais moderna é de alta qualidade.





Judas Priest - Unleashed In The East
Lançado em 1979, um ano antes do Judas soltar o clássico "British Steel", esse ao vivo na terra do Sol Nascente trazia no seu track list pequenas obras-primas do metal. Rob Halford se encontrava em um dos melhores momentos de sua carreira e a banda estava mais afiada do que nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...