quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pantera - Negando as Raízes Glam!!!


Pouca gente sabe ou finge que não sabe, mas o Pantera já teve a sua fase GLAM. É isso mesmo, minha gente!! Eu disse GLAM!!! Pra quem é fã do Pantera e tem o hábito de criticar as bandas de Hard Rock por causa do visual andrógino dos anos 80, não tem mais desculpa, durmam com essa, o Pantera um dia já foi Glam.

Formada no ano de 1981, a banda chegou a obter algum sucesso após a segunda metade dos anos 80 com um som mais na linha do glam hard rock e tinha em sua formação original o mesmo line-up com que ficou famosa nos anos 90, com exceção do vocalista Phil Anselmo, que entrou alguns anos depois.





A banda chegou a lançar quatro albuns nessa fase e que são até bem legais, sendo os três primeiros com o vocalista original, Terry Glaze, e o último, já com Anselmo nos vocais. Em 1983 lançaram seu debut, "Metal Magic". No ano seguinte, saiu o trabalho "Projects In The Jungle"e "I Am The Night" veio em seguida, no ano de 1985.

Em 1988 o Pantera recebeu uma proposta para assinar com uma gravadora pertencente a Gene Simmons do Kiss, mas Terry Glaze acabou rejeitando o contrato e foi demitido pelo restante do grupo, que por sua vez, encontraram Phil Anselmo em Nova Orleans, saido de uma banda local de hard rock chamada "Razor White". Phil Anselmo foi contratado e gravou o quarto disco, "Power Metal", também do ano de 1988, onde regravou algumas canções cantadas originalmente por Glaze, além de algumas originais.



Do album "Metal Magic" até "I Am The Night", a banda adotava o som e o visual "glam metal", mas com a entrada de Phil Anselmo, e o album "Power Metal", o som ganhou ares mais pesados e voltados para o heavy metal tradicional. Inclusive alguns riffs de tendência thrash já podem ser percebidos em músicas como 'Over And Out' e 'Death Trap', enquanto algumas ainda seguem o estilo hard rock e com apelo mais comercial como 'Hard Ride' e 'Proud To Be Loud'. No entanto, pra quem acha que com a entrada de Anselmo o visual mudou, lego engano. Continuavam com o famoso visual glam californiano clássico!!!



Em 1989, ainda com o laquê no cabelo, a banda assinou contrato com a gravadora ATCO, depois que um dos executivos da gravadora ficou impressionado com um show do grupo. O material novo visto pelo executivo, era um repertório com as músicas antigas mais pesadas e as novas que eram mais pesadas ainda. Com a chegada dos anos 90, o glam já dava sinais de sumiço e com isso a banda resolveu abandonar de vez a maquiagem e o visual "poser".

O primeiro álbum de sucesso comercial foi Cowboys From Hell, de 1990. Com ele o Pantera deu um "reboot" na sua carreira, simplesmente ignorando os 4 primeiros albuns e todo o seu repertório hard rock. Neste ponto, a música do Pantera ainda era fortemente influenciada por heavy metal clássico, com vocais ao estilo de Rob Halford do Judas Priest e já tinha se afastado completamente do Hard Rock, com riffs e solos mais complexos do guitarrista Dimebag Darrell. O visual já estava completamente mudado e o resto é história... Confiram a seguir os videos da fase renegada pela banda.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...