sábado, 10 de julho de 2010

Ratt - Out of the Cellar

Direto das calçadas de Hollywood, no início dos anos 80, o glam metal era um resultado da energia do heavy metal, da purpurina da MTV e dos requintes do Hard Rock. De certa forma, todos que estavam tocando um metal leve com suas guitarras pink e se travestindo, inevitavelmente acabariam sendo abençoados pela luz do estrelato.

Uma das bandas que se deu muito bem nessa onda foi o Ratt. Formado em 1978 na California (EUA), a banda que originalmente se chamava Mickey Ratt, tinha em sua formação Stephen Pearcy nos vocais, Robbin Crosby e Warren De Matini nas guitarra, Juan Croucier no baixo e Bobby Blotzer na bateria.



Em 1983, após mudarem o nome da banda para Ratt, lançaram seu primeiro EP independente e auto-intitulado, e foi esse EP que chamou a atenção da gravadora Atlantic Records, que malandramente, assinou com a banda e lançou em 1984 o album "Out of Cellar". Na turnê deste álbum o Ratt chegou a fazer 320 shows em 14 meses. O album foi sucesso absoluto e vendeu mais de 3 milhões de cópias, devidamente embaladas pelo single "Round and Round" que virou mania na MTV norte-americana.



Os albuns seguintes, "Invasion of Your Privacy" e "Dancing Undercover", apesar de não obterem a mesma vendagem do album anterior, chegaram a marca de 2 milhões de cópias, mantendo o alto status da banda e garantindo o posto de banda de abertura durante toda a turnê do Bon Jovi em 1986.

A decadência do Ratt começou após o lançamento de "Detonator", de 1990. O Hard Rock começava a apresentar sinais de fraqueza e a "onda grunge" ficava cada dia mais forte. Com isso as bandas do gênero foram perdendo espaço na mídia. Com os albuns vendendo cada vez menos e o grunge dominando a cena, os problemas internos do Ratt se agravaram e a banda iniciou sua ruína.

Em 1992 Stephen Pearcy abandonou o barco e em 1994 Robbin Crosby descobriu que estava com AIDS. Depois disso, Pearcy retornou ao Ratt em 1997, onde lançaram dois trabalhos bem fracos no período de 2 anos, antes de Percy deixar a banda novamente e iniciar uma briga judicial contra os outros integrantes pelo nome Ratt. Briga alias que custou caro ao vocalista, já que em 2002, ele perdeu o direito sobre o nome do Ratt.

Mesmo sem Pearcy nos vocais, aos trancos e barrancos, o Ratt seguiu em frente com formações diferentes (inclusive com John Corabi, ex-Mötley Crüe, nas guitarras) e saiu em turnê ao lado do Warrant, Dokken, Slaughter e L.A. Guns. Ainda no ano de 2002, o guitarrista original Robbin Crosby morreu de overdose de heroína (e não de AIDS como costumam dizer, embora ele tivesse admitido publicamente ter a doença) em seu apartamento em Hollywood.

Apesar de terem feito um sucesso estrondoso na década de 80, um ponto que mancha a reputação do Ratt é que, não só eles como também o Dokken, chegaram a assumir publicamente que em determinado momento de suas carreiras, faziam música sem sentimento e com precisão cirúrgica, visando apenas criarem singles de sucesso por causa da grana e das mulheres, o que é uma vergonha para os verdadeiros amantes da música.


O melhor trabalho do Ratt na minha opinião é sem dúvida o seu debut, "Out of The Cellar".
As Hair Bands nunca foram muito respeitadas no mundo do metal, mas somado ao fato das músicas cativantes e com refrões grudentos, o Ratt, que sempre contou com músicos muito talentosos e virtuosos, teve papel fundamental na cena do Hard Rock hollywoodiano.

O vídeo clip de "Round and Round" é um dos mais clássicos da história da MTV americana em tempos de glam. "Wanted Man", "The Morning After" e "Lack of Communication" são músicas que se destacam no play. É uma grande banda do gênero, com muitos fãs até os dias de hoje apesar de não fazerem nem uma ponta do sucesso que fizeram nos anos 80.




1. Wanted Man
2. You're in Trouble
3. Round and Round
4. In Your Direction
5. She Wants Money
6. Lack of Communication
7. Back for More
8. Morning After, The
9. I'm Insane
10. Scene of the Crime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...