sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A História do Hollywood Rock Festival

Qual fã de rock na casa dos seus 30 e poucos anos que não se lembra do finado Hollywood Rock? Pois é... outro dia desses, estava eu recordando aqui que todo verão era tempo de calor, praia e um fds de rock na pça da Apoteose. Pra quem não lembra ou nunca ouviu falar, o saudoso festival foi realizado de 1988 a 1996 (com exceção dos anos de 1989 e 1991) aqui no Rio de Janeiro e também em São Paulo, patrocinado pela empresa de cigarros Souza Cruz.



O Hollywood Rock foi palco da primeira apresentação de muitas bandas internacionais em terras tupiniquins, garantindo o sucesso e a consagração do festival ano após ano. Em todas as suas edições, os shows eram transmitidos pela Rede Globo, nem sempre na íntegra, mas quebrava um galho pra quem não podia assistiar ao vivo. Infelizmente ficamos orfãos do nosso encontro anual de rock no verão pq o festival foi cancelado graças a uma lei aprovada no Senado, proibindo empresas de tabaco e de álcool de patrocinar eventos culturais. Shows patrocinados por cigarro não pode mas aumentar o salário dos deputados em 120% tá tranquilo!!!

Tive o privilégio de assistir ao vivo no HR, shows de Aerosmith, Poison, Titãs, Skid Row, Extreme, Poison, Living Colour, Barão Vermelho e por aí vai... mas vamos comentar como foi cada ano.


Hollywood Rock '88 (06/01/1988 - 09/01/1988 no Rio; 14/01/1988 – 17/01/1988 em São Paulo)

Diferente dos demais anos, na primeira edição do Hollywood rock, foram quatro noites de shows em cada cidade, com o evento rolando na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, e no estádio do Morumbi, em São Paulo. Pra variar, couberam aos brasileiros abrir a festa. Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Ira!, Lulu Santos e Marina foram os artistas nacionais escalados naquele ano.

Junto com o Duran Duran que gozava de grande prestígio na época, a banda Supertramp era o destaque do festival, encerrando a última noite nas duas cidades. Um dos momentos marcantes da edição de 88 foi a apresentação dos britânicos do UB40, que abriu o show do grupo escocês Simple Minds; e recebeu diversos convidados, entre eles o cantor Robert Palmer e a vocalista da banda The Pretenders, Chrissie Hynde, que executou, ao vivo, "I Got You Babe", em dueto com Ali Campbell, do UB40.


Hollywood Rock '88

1ª noite
Ira! , Titãs e Pretenders

2ª noite
Paralamas do sucesso, UB-40 e Simple Minds

3ª noite
Ultraje à rigor, Simply Red e Duran Duran

4ª noite
Lulu Santos, Marina e Supertramp







Hollywood Rock '90 (18/01/1990 – 20/01/1990 em São Paulo; 25/01/1990 - 27/01/1990 no Rio)

Dois anos depois da primeira edição; o festival Hollywood Rock voltava a acontecer em janeiro de 1990, só que dessa vez com um dia a menos mas com uma intensidade fora do comum, pois contava com os grandes nomes da música do momento, tanto os nomes nacionais como os internacionais. No time nacional tivemos Gilberto Gil, Capital Inicial, Barão Vermelho, Lobão e Engenheiros do Hawaii. Pelo lado dos gringos; Marillion, Eurythmics, Tears For Fears, Terence Trent D'arby e as grandes estrelas do ano, Bob Dylan e a banda Bon Jovi; que veio na turnê do seu album de maior sucesso, New Jersey.


Hollywood Rock '90

1ª noite
Gilberto Gil, Tears for Fears, Bob Dylan

2ª noite
Capital Inicial, Engenheiros do Havaí, Marillion e Bon Jovi

3ª noite
Barão Vermelho, Lobão, Eurythimics e Terence Trent D’arby







Hollywood Rock '92 (18/01/1992 – 20/01/1992 em São Paulo; 24/01/1992 -26/01/1992 no Rio)

Em 1991 o evento não rolou por conta do Rock in Rio II que era realizado no mesmo mês mas voltou em 1992. Ainda apostando nos nomes do momento, a terceira edição do Hollywood Rock trouxe o Living Colour, EMF, Seal, Jesus Jones, Skid Row e Extreme pelo time dos gringos e as atrações nacionais foram Lulu Santos, Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Cidade Negra. Me recordo de um fato em especial desse ano... embora contando com um cast de peso para a época, as vendas de ingressos estavam pífias e a organização resolveu que um ingresso valeria para duas pessoas. Por conta desse detalhe acabei assistindo o Living Colour na sexta e o Skid Row no domingo. Apesar das vendagens de ingressos modestas aqui no Brasil, o Skid Row estava em alta no cenário mundial e vinha na tour do album "Slave To The Grind". Devido aos inúmeros compromissos da banda; as datas de São Paulo e Rio foram alteradas. A banda tocou na sexta em São Paulo, fez mais 2 apresentações no meio da semana, na Argentina e Chile se não estou enganado; e retornou ao Brasil pra tocar no Rio, não na sexta, mas no domingo. Foi a única vez que os dias das apresentações de uma cidade pra outra foram alterados em todo o festival.

Outro detalhe é que pela primeira vez uma atração nacional fecharia a noite. Aliás, uma não, duas bandas, já que Titãs e Paralamas do Sucesso dividiram o palco. A edição de São Paulo ocorreu no Estádio do Pacaembu, enquanto a edição do Rio de Janeiro continuou na Apoteose, como de costume. A MTV imperava nessa época e a cobertura do evento era bem ampla, embora a exclusividade da transmissão dos shows fosse da Rede Globo. Graças a MTV foi possível ver entrevistas com as bandas e tb ter acesso a imagens de backstage. Um deslumbre pra qualquer fã, já que notícias de rock no Brasil até aquela época sempre eram complicadas de se obter.


Hollywood Rock '92

1ª noite
Lulu Santos, EMF e Living Colour

2ª noite
Cidade Negra, Jesus Jones, Seal e Titãs / Paralamas do Sucesso

3ª noite
Barão Vermelho, Extreme e Skid Row







Hollywood Rock '93 (15/01/1993 – 17/01/1993 em São Paulo; 22/01/1993 - 24/01/1993 no Rio)

Em 1993 o Red Hot Chilli Peppers e o grunge já dominavam o mercado fonográfico mundial e como não poderia deixar de acontecer, o Hollywood Rock trouxe nomes renomados do estilo, como Nirvana, Alice in Chains (com o falecido Layne Stanley nos vocais) e L7; que ao lado do Red Hot; estrelaram o festival em 93. Embora fora dessa onda, o Simply Red tb fez muito sucesso naquele ano. A escalação nacional foi de Engenheiros do Hawaii, Biquini Cavadão, De Falla, Dr. Sin e Midnight Blues Band.

A quarta edição do Holywood rock é considerada como a melhor de todos os anos, tanto em termos de cast quanto de público e por conta da alta demanda da procura de ingressos, os shows de São Paulo foram mudados para um estádio maior, o Morumbi. A edição de 93 também teve um dos momentos mais constrangedores de todos os tempos, com a polêmica apresentação do Nirvana e do junkie Kurt Cobain, visivelmente alterado. Cobain chegou a cuspir nas câmeras da TV Globo que transmitiam o show ao vivo, simulou uma masturbação junto a uma das câmeras e tentou destruir os suportes e equipamentos do palco. Algumas cenas do show do Nirvana no Rio de Janeiro podem ser conferidas no documentário Live! Tonight! Sold Out!



Hollywood Rock '93

1ª noite
De Falla, Biquini Cavadão, Alice in Chains, Red Hot Chili Peppers

2ª noite
Dr. Sin, Engenheiros do Havaí, L7 e Nirvana

3ª noite
Midnight Blues Band, Maxi Priest e Simply Red














Hollywood Rock '94 (14/01/1994 – 16/01/1994 em São Paulo; 21/01/1994 - 23/01/1994 no Rio)

A edição de 1994 do Hollywood Rock continuou apostando nos queridinhos do momento e trouxe Poison, Aerosmith, Live, Ugly Kid Joe, Robert Plant e Whitney Houston. Tá certo, Robert Plant não era o artista do momento mas era o sonho de 10 entre 10 promotores de shows de rock. Eu fui na chamada "Noite Hard Rock", com os shows impecáveis de Titãs, Poison (com Bret Michaels vestindo o manto sagrado do mengão) e Aerosmith, que aliás estava fazendo um sucesso infernal graças as baladinhas "Amazing" e "Crying" do album Get a Grip.
Na primeira noite, o festival foi exibido ao vivo, logo depois do programa Globo Repórter. As atrações nacionais foram Titãs, Skank, Fernanda Abreu, Jorge Ben Jor e Sepultura. Aliás, o Sepultura foi incluído na marra, graças a uma enorme manifestação dos fãs da banda que incluiram no pacote um show gratuito, no mesmo dia do festival, é claro.


Hollywood Rock '94

1ª noite
Titãs, Poison e Aerosmith

2ª noite
Live, Sepultura, Ugly Kid Joe e Robert Plant

3ª noite
Skank, Fernanda Abreu, Jorge Ben Jor e Whitney Houston












Hollywood Rock '95 (29/01/1995 – 31/01/1995 em São Paulo; 02/02/1995 – 04/02/1995 no Rio)

A edição de 1995 do Hollywood Rock aproveitou a tour do album Voodoo Lounge, e trouxe ao Brasil os Rolling Stones. O evento então foi realizado em apenas um dia em cada cidade, sendo transferido em São Paulo, novamente para o Estádio do Pacaembu e no Rio de Janeiro, o festival foi transferido pela primeira vez para o estádio do Maracanã.

Para abrir o show dos Stones as atrações desse ano foram: Barão Vermelho, Rita Lee e Spin Doctors. Nessa edição, apenas o show dos Stones, realizado no dia 4 de fevereiro, foi transmitido ao vivo, como parte da comemoração de 30 anos da Rede Globo.






Hollywood rock '96 (19/01/1996 – 21/01/1996 em São Paulo; 26/01/1996 – 28/01/1996 no Rio)

O ano derradeiro para o festival Hollywood Rock ocorreu em janeiro de 1996 e teve como as principais atrações internacionais, o guitarrista Jimmy Page e o vocalista Robert Plant, membros da lendária banda Led Zeppelin. 96 foi um dos anos mais "exóticos", digamos assim, em termos de atrações. O cast contou ainda com The Smashing Pumpkins, White Zombie, The Cure, Bush, Urge Overkill, The Black Crowes e Supergrass; e os nacionais Pato Fu, Chico Science e Nação Zumbi, Cidade Negra, Gilberto Gil e Raimundos.


Hollywood Rock '96

1ª noite
Chico Science e Nação Zumbi, Cidade Negra, Steel Pulse, Aswad e Gilberto Gil

2ª noite
Raimundos, Bush, Urge Overkill, The Black Crowes, Jimmy Page e Robert Plant

3ª noite
Pato Fu, Supergrass, White Zombie, The Smashing Pumpkins e The Cure






É isso, galera. Espero que tenham curtido esse pequeno resumo e pra quem viveu esses momentos, espero que tenham matado a saudade.

abçs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...