sexta-feira, 11 de março de 2011

KISS vs SECOS & MOLHADOS

Desde sempre que ouço falar da velha polêmica sobre quem copiou quem, Kiss ou Secos & Molhados. Como fã do Kiss o assunto também sempre me interessou, pesquisei e procurei saber o que existe de real e de boato nesse rolo todo. E antes que apareça algum fã do Ney Matogrosso e do Secos & Molhados aqui pra contestar, aviso que mesmo sendo fã do Kiss, não estou querendo tomar partido de ninguém, até pq admiro muito o Ney como um baita artista e cantor que ele é. Apenas estou elucidando os fatos como eles realmente aconteceram. Tudo depois de muita pesquisa, é claro.



Agora vamos aos fatos: Ney Matogrosso, ex-vocalista do Secos & Molhados tem o costume de contar sempre a mesma história quando é questionado sobre essa polêmica. Em papo com o Jornal do Brasil:

"...o Kiss é que copiou a gente! A banda já era um estrondo no Brasil e fomos ao México. O sucesso lá foi tanto que ficamos mais uma semana. A Billboard tinha publicado uma foto nossa de página inteira e dois empresários americanos quiseram me levar para os EUA. Recusei a oferta: ''Estou começando uma história no meu país e quero dar seqüência a isso''. Não queria acabar como Carmen Miranda. Inclusive disseram que minha imagem era boa, mas que o som tinha que ser mais pesado. Eu não ia mudar nosso som por causa disso. Viemos embora. Uns seis meses depois começou o Kiss, com uma maquiagem como a nossa e um som mais pesado".

Partindo dessa declaração do Ney vamos começar nossa análise da situação.

Ok, o Secos & Molhados surgiram antes e seu disco também saiu antes do "aparecimento" do Kiss, no entanto, os fãs do Kiss sabem que a banda não começou "uns seis meses depois", conforme o Ney afirmou. Muito antes disso, em 1972, ainda na época em que se chamavam Wicked Lester, Paul Stanley e Gene Simmons já experimentavam tocar maquiados. Assim sendo, vamos observar a cronologia da coisa.



Existe a possibilidade, ainda que remota, do Kiss ter copiado os Secos & Molhados, uma vez que o grupo brasileiro fez um enorme sucesso no ano de 1973 , o que dá margem de se acreditar na hipótese de uma foto dos Secos ter sido publicada na mídia americana, fazendo com que os integrantes do Kiss alterassem a maquiagem que já vinham experimentando há pelo menos um ano. É pouco provável que isso tenha acontecido conforme eu vou comentar mais adiante mas não podemos descartar essa hipótese.

Quanto a viagem, não há o que discutir, já que contamos com a evidência inquestionável das datas. O Secos & Molhados foi ao México em Março de 1974, sendo que o album de estréia do Kiss foi gravado em 1973 e lançado no dia 18 de fevereiro de 1974, portanto antes da viagem dos Secos ao México. Quando Ney foi procurado pelos empresários americanos, o Kiss já tinha seu debut nas prateleiras desde o mês anterior, com direito a maquiagem definitiva. Quem quiser dar uma conferida na data de lançamento oficial do disco do Kiss, basta clicar aqui. Para conferir a cronologia completa do Secos & Molhados, clique aqui.

Voltando a questão da possibilidade do Kiss ter visto alguma foto do Secos em 1973, volto a dizer que é pouco provável. Isso pq de acordo com o livro "Kiss Alive Forever - The Complete Touring History", de Curt Gooch e Jeff Suhs, o Kiss se apresentou maquiado pela primeira vez em 9 de março de 1973 (as fotos abaixo são do show do dia 10). Apesar de uma leve mudança, a estrutura dos desenhos ainda é a mesma e com toda a certeza a maquiagem já estava consolidada quando os Secos & Molhados lançaram seu album de estréia, em agosto de 1973. Mesmo ano, porém cinco meses depois do Kiss ter usado a maquiagem no palco pela primeira vez.



Conforme eu disse antes, não é a prova definitiva mas é quase... Não é a prova definitiva pq o primeiro show do Secos & Molhados com maquiagem foi em dezembro de 1972. Ainda assim, só mesmo se o Kiss tivesse visto o Secos & Molhados antes de lançarem seu primeiro disco e fazerem sucesso no Brasil. Pouco provável, já que em 1973 o Kiss não tinha grana sequer pra comprar uma aparelhagem de som decente. Gastar dinheiro em passagens aéreas internacionais para copiar idéias de um grupo brasileiro certamente estava fora de cogitação. Qual a possibilidade do Kiss ter visto a foto de um grupo brasileiro desconhecido em seu próprio país em uma época em que não existia Internet ou TV por assinatura?


Encerrando o papo, não estou acusando Ney Matogrosso de mentiroso, até pq a história dele é verdadeira. O único equívoco é que os empresários que o procuraram não tinham relação nenhuma com o Kiss. E por favor, também não me acusem de xenofobia ou de defender americanos. Não se trata disso. Não tem pq questionarmos a confiabilidade das fontes consultadas, até pq Gene Simmons e Paul Stanley não teriam como manipular as informações de todos os livros e sites só para forjar provas de que Kiss não copiou os Secos & Molhados.

As datas são:
Dezembro de 1972 - Primeiro show dos Secos & Molhados com maquiagem
Março de 1973 - Primeiro show do Kiss com maquiagem.
Agosto de 1973 - Lançamento do primeiro album do Secos & Molhados.
Fevereiro de 1974 - Lançamento do primeiro album do Kiss.
Março de 1974 - Dois empresários americanos abordam Ney Matogrosso no México

Me desculpem os fãs do Secos & Molhados que ainda cultivam o mito que o Kiss plágiou o Secos, mas depois de pesquisar um pouco, estou certo de que o Kiss não copiou a maquiagem dos Secos e Molhados, afinal de contas, contra fatos não há argumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...