domingo, 18 de setembro de 2011

Guns N' Roses - 20 Anos de Use Your Illusion


Ontem marcou o aniversário de 20 anos dos lançamento dos lendários albuns duplos "Use Your Illusion", do Guns N' Roses. Inicialmente, o trabalho seria lançado como um único album duplo, mas devido a quantidade de material, a banda resolveu ousar e presenteou os fãs em dose dupla. Apesar de seguir as tendências hard rock do album de estréia (Appetite for Destruction), nesse novo trabalho o Guns apresentva novos elementos no seu som, como o blues, música clássica, muitos teclados e piano e até levadas country.




Muitas músicas presentes nos albuns foram escritas nos primórdios da banda mas acabaram de fora de Appetite for Destruction, caso das faixas "Back Off Bitch", "Bad Obsession", "Don't Cry" (citada por Axl durante a turnê como "a primeira música que eles escreveram juntos"), "November Rain" e "The Garden". Outra novidade para os fãs foram uma série de músicas cantadas por outros membros da banda como "14 Years" , "Dust N' Bones", "You Ain't the First" e "Double Talkin' Jive", cantadas pelo guitarrista Izzy Stradlin e  "So Fine", que ganhou os vocais do baixista Duff McKagan.




Pra quem já leu a biografia do guitarrista Slash, sabe bem que a banda passou por uma série de complicações no processo de gravação até o lançamento dos albuns. Diversas músicas foram refeitas e a banda (leia-se Axl Rose) tinha dificuldades em obter a sonoridade final dos albuns, em especial durante a etapa de mixagens. Segundo reportagem da revista Rolling Stone do ano de 1991, depois de mixar 21 faixas com o engenheiro e produtor Bob Clearmountain, Axl ordenou que as mixagens recomeçassem do zero com o engenheiro Bill Price.

Slash conta ainda em sua biografia que muitas vezes estava no estúdio quando uma faixa tinha sua mixagem finalizada e então era enviado um mensageiro até a casa de Axl, com uma fita para aprovação do vocalista. Muitas vezes o mensageiro voltava com uma série de mudanças definidas por Axl e todo trabalho era refeito. Esse processo exigia horas de trabalho até que uma única música ficasse do agrado de Axl. Slash afirmou também que a maior parte das músicas em UYI foram compostas em um violão, em algumas noites, em sua casa (a Walnut House), após muitos meses de inatividade da banda.




E se Use Your Illusion fosse apenas um album?? O meu track list seria o seguinte:

Estranged
Civil War
November Rain
Knockin' on Heaven's Door
You Could Be Mine
Dead Horse
14 Years
Yesterdays
Pretty Tied Up
Get in the Ring
Double Talkin' Jive
Don't Damn Me
Bad Obsession
Back Off Bitch


e o seu?

Gostou do post? Então dá uma curtida no link do Rodz Online no facebook













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...