sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Guns N' Roses - O fim?


Depois de tanto falatório, prós e contras sobre a performance do GUNS N' ROSES no Rock in Rio, agora que a poeira já baixou, como fã do verdadeiro Guns N' Roses, vou tecer meus comentários...

Em primeiro lugar, muito se falou sobre o visual do vocalista Axl Rose e sua forma física, pra lá de "rechonchuda". Bom, quanto a isso, é bom lembrar que a idade chega pra todos, alguns ganham uns quilos a mais e outros não. O cara já tem quase cinquentinha e se ele está com 120kg ou mais é um problema dele, nada tem a ver com a música. Atualmente, Axl tb causa burburinho por conta de seu figurino, com direito a chapéus variados e de um bigodinho pomposo. A verdade é que os figurinos dos músicos de Hard Rock sempre foram criticados, isso desde a década de oitenta, quando todos eles praticamente se travestiam. E mais uma vez eu afirmo, pode ser vergonhoso a forma como determinado músico se veste, mas isso nada interfere com a música.

Musicalmente falando, na minha visão, não concordo com o fato de Axl Rose continuar levando o nome Guns N' Roses sozinho, sem os caras que estavam lá nos primórdios por alguns simples fatos: Axl foi o único responsável pelo sucesso da banda? Sozinho, não. Foi um dos responsáveis, mas o Guns N' Roses alcançou o status que atingiu, não só graças a Axl, mas graças tb a Izzy, Duff e Slash, afinal de contas, poucos se lembram que as grandes composições da banda tem o dedo de Slash e principalmente do hitmaker, Izzy Stradlin.

Axl pode ser considerado sim um grande músico, que já escreveu obras primas como "November Rain" e "Estranged", mas mesmo nos albums "Use Your Illusion", muitas das composições são assinadas pelos demais integrantes, leia-se Slash e Izzy, e esse fato as tietes de Axl praticamente ignoram. O album "Chinese Democracy" levou mais de 10 anos pra ficar pronto e nem por isso chega aos pés de "Appetite for Destruction" ou mesmo dos "Illusions", fato. Sejamos sinceros aqui, é um bom album mas nada além disso. Só isso já prova que a velha química não existe mais pq falta justamente o dedinho e o carisma dos integrantes da formação clássica. O Guns N' Roses se tornou uma banda cover de si mesma.

Os músicos novos são bons? Sim, são muito bons. Os integrantes atuais da banda executam com maestria os clássicos dos anos 80 e 90 mas é sempre bom lembrar que quem criou aquilo tudo lá que eles estão tocando não foi nenhum deles e tão pouco Axl Rose fez tudo sozinho. Eles podem soltar albuns muito bons no futuro, não dúvido disso, mas ainda assim acho que vai ser difícil superar "Appetite for Destruction", principalmente por ser do conhecimento de todos que a coisa toda agora gira na mão de Axl Rose, não existe liberdade criativa no sentido de banda. É uma banda contratada e ponto. Então pq insistir com o nome "Guns N' Roses"?

Sobre a performance de Axl Rose, ok, conforme eu mesmo já disse, o cara já tá quase cinquentão, não tem mais a mesma potência de 20 anos atrás e mesmo com a voz se esvaindo à medida que o show acontecia, ainda tem alguma lenha pra queimar. Só não me venha botar a banca de ser o mega vocalista. O correto seria ele se apresentar como artista solo ou chamar a banda de qualquer outro nome e parar de insistir em manchar a reputação do verdadeiro Guns N' Roses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...