domingo, 23 de outubro de 2011

Mickey Hargitay - A Lenda

Pra início de conversa, quero agradecer aos jornalistas do Globo, Claudia Amorim e Mario Abbade, por terem me citado e divulgado o blog na reportagem publicada na data de hoje na Revista O Globo, sobre a trajetória do fantástico ator Mickey Hargitay. Pra quem nunca ouviu falar, o cara ganhou sua cadeira cativa na cultura pop graças a "The Bloody Pit of Horror", filme de horror gótico baseado nos escritos do Marquês de Sade e dirigido por Massimo Pupillo, com sessão hoje no Centro Cultural Banco do Brasil, às 16 horas.

Mas qual o motivo desse filme ter se tornado um ícone? É simplesmente pq Mickey encarna o protagonista "The Crimson Executioner", inspirado no personagem de quadrinhos do Fantasma, criado por Lee Falk e veste a mesma roupa e capuz, só que é a personificação do mal e foi responsável por imortalizar a citação: "My Vengeance needs blood" (Minha vingança precisa de sangue). The Bloody Pit of Horror inspirou a banda de metal, Gwar a lançar no ano passado um album homônimo conceitual. Atualmente é um dos filmes mais engraçados do gênero sem ter essa intenção.



Seu sobrenome deve ser lembrado atualmente pela participação no seriado "Law & Order: Special Victims Unity", onde contracenou com sua filha, Mariska Hargitay, no episódio "Control". Mickey interpreta um homem que presencia um ataque brutal na em uma escada rolante da estação de metrô. O personagem de Mariska, Olivia Benson, o entrevista sobre o caso, por ser uma testemunha. Mariska já recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz (série dramática) e o Emmy Award (Oscar da TV), por esse seu personagem.

Nascido na Hungria em 1926 e falecido em 2006, Mickey teve uma trajetória de vida fantástica. Praticante de esportes desde cedo, começou como acrobata com seus irmãos e depois foi para o futebol, onde era um ótimo jogador, mas resolveu seguir outra carreira esportiva: patinação de velocidade, onde foi campeão europeu. Fez parte da resistência contra os nazistas durante a 2ª Guerra Mundial na Hungria e depois da guerra foi para os Estados Unidos em 1947, para fugir do serviço militar obrigatório soviético.


Ao chegar nos EUA, Mickey entrou em um ginásio em Indianápolis em 1947, e nunca tendo levantado pesos antes, deixou o proprietário espantado ao levantar mais de £ 215 libras. Depois de ver o fortão Steve Reeves na capa de uma revista, resolveu iniciar a prática do halterofilismo. Uma curiosidade: tanto Reeves como Mickey interpretaram depois nos cinemas “Hercules” em produções italianas. Ainda naquele mesmo ano, Mickey se casou com Mary Birge e teve uma filha, Tina Hargitay em 1949, porém o casório só durou até setembro de 1956.

Mickey levava o halterofilismo tão a sério que ganhou o título de Mr. Universo em 1955. Depois de sagrar-se campeão, juntou-se ao show da atriz Mae West: Mae West’s Muscleman, onde conheceu Jayne Mansfield, em 1956, e com quem se casou em janeiro de 1958. Jayne brincava dizendo que quando percebeu Mickey no show, ela disse ao garçom: "Quero um bife, e aquele homem alto, à esquerda." Os dois se apaixonaram perdidamente e nunca mais foram vistos separados. A carreira de Mickey no cinema começou através de Jayne que exigiu que ele seria lançado em seu mais novo filme, “Will Success Spoil Rock Hunter?” (1957).


Mickey foi o primeiro a receber o prêmio Joe Weider Lifetime Achievement Award. Joe Weider é o co-fundador da Federação Internacional de Bodybuilders (IFBB) e criador do Mr. Olimpia e Mrs. Olimpia. Em maio de 2006, ele recebeu o prêmio Muscle Beach Hall of Fame Award da Muscle Beach Historical Committee. Mickey morreu em Los Angeles em 14 de setembro de 2006, com 80 anos, a partir de mieloma múltiplo. O jornal Los Angeles Times colocou em seu obituário que Hargitay foi um dos grandes responsáveis pela popularização do bodybuilder e uma influência direta na carreira de Arnold Schwarzenegger, entre outros fortões do cinema.


Falando em Arnold Schwarzenegger, antes do sucesso, o governator interpretou o papel de Mickey Hargitay em 1980 no filme televisivo “The Jayne Mansfield Story”. Inclusive, Arnold tem uma trajetória de vida quase que idêntica a de Mickey: ambos são europeus (Mickey é húngaro, Arnold é austríaco) que foram para os EUA, se tornaram Mr. Universo e conseguiram se tornar atores de cinema. Mickey casou-se com Jayne Mansfield e Arnold com Maria Shriver, sobrinha de John e Robert Kennedy. Mansfield abriu o caminho do cinema para Mickey. Shriver abriu os caminhos da política para Arnold, que se tornou governador da Califórnia por dois mandatos.




Mickey Hargitay: "Eu Gostei da minha carreira. Nunca quis ser mais do que o que eu era, e eu me diverti fazendo isso."

Gostou do post? Então dá uma curtida no link do Rodz Online no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...