sexta-feira, 23 de março de 2012

Nothing Compares 2 U


Hoje me deu vontade de ouvir “Nothing Compares 2 U”, clássico absoluto do ano de 1990. A baladinha além de ser uma daquelas músicas que gruda na sua cabeça, é mais um hino a um amor perdido e certamente marcou algum momento choroso na vida de muita gente. A canção ficou conhecida na voz da irlandesa, Sinéad O’Connor mas o pai da criança é o músico Prince, ou seja lá como ele se chama agora.

A música foi escrita e gravada por Prince em 1985 mas a versão do nanico não teve uma boa recepção e só foi conhecer o estrelato graças a interpretação de Sinéad O’Connor que incluiu a faixa no album “I Do Not Want What I Haven’t Got”. A gravação alcançou o topo das paradas musicais de todo o mundo e o album mordeu a primeira posição dos mais vendidos em vários países, arrebatando vários prêmios, entre eles, o de faixa destaque entre as 500 Maiores Canções de Todos os Tempos pela Rolling Stones, entre as 200 Maiores Faixas dos Anos 90, e também figurou entre as 100 Maiores Canções dos anos 90.

Pra coroar o sucesso, o video de “Nothing Compares 2 U” virou hit na MTV, ao capturar lindamente as paisagens Parisienses e muito mais que qualquer coisa, todo o sentimento expresso por Sinéad O’Connor  enquanto interpretava a composição. Não é de se estranhar que Sinéad O’Connor tenha sido a primeira artista mulher a vencer a categoria de Melhor Clipe no MTV Video Music Awards. Apesar de ter lançado vários trabalhos posteriores, Sinéad O’Connor jamais voltaria a alcançar o sucesso de seu primeiro e maior hit.

Ao longo dos anos, “Nothing Compares 2 U” ganhou diversas outras interpretações, entre as quais, posso destacar as versões produzidas por Dune e Stereophonics (que se aproximam mais da de O’Connor), All Angels, Ben Taylor (fazendo uma versão acústica, que depois da original, é uma das minhas favoritas), Me First and the Gimme Gimmes (com uma pegada surf music), Goapele (R&B com instrumental de Runaway, de Kanye West), e o próprio Prince. Na dúvida, prefira a versão de Sinéad O’Connor…


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...