domingo, 20 de maio de 2012

Kiss - 20 Anos de "Revenge"

Imagem
O clássico "Revenge" do Kiss, acabou de completar 20 primaveras. Lançado em 19 de maio de 1992, o album elevou novamente o status da banda que não andava totalmente satisfeita com os albuns da fase glam. O Kiss tinha um contrato de orçamento milionário com a Mercury Records mas resolveram colocar a mão na massa no melhor estilo "faça voçê mesmo" e assim produziram e aproveitaram demos já registradas para o petardo. 



Em fevereiro de 1991, o Kiss recebeu um convite para gravar um cover do Argent, "God Gave Rock N’ Roll To You", que estaria na trilha do filme Bill & Ted’s Bogus Journey (Bill e Ted No Outro Mundo). A banda chamou o produtor Bob Ezrin, que já havia trabalhado no clássico “Destroyer” e no fiasco “Music From The Elder”. A idéia era dar uma nova chance a Ezrin e saber se o mesmo teria condições de produzir o Kiss em um novo album completo.

Nessa mesma época, o baterista Eric Carr foi diagnosticado com um tumor e acabou ficando de fora das gravações da faixa para se tratar, deixando o serviço nas baquetas para seu xará, Eric Singer. Com o título de "God Gave Rock N’ Roll To You II", a faixa foi lançada como single acompanhada de um videoclipe. Mesmo não tendo tocado na faixa, Eric Carr implorou pra participar do video (No qual Carr aparece de peruca, consequência das sessões de quimioterapia). Com o sucesso de vendas do single, Bob Ezrin carimbou o passaporte para a produção do novo album. Infelizmente todos já sabemos qual foi o destino do baterista Eric Carr, que perdeu sua batalha pela vida e infelizmente veio a falecer no dia 24 de novembro de 1991, aos 41 anos.




Para o processo de composição de “Revenge”, todos os integrantes deram o sangue, principalmente Gene Simmons, que já estava em débito com a banda desde 1982, uma vez que nenhum single foi lançado de suas composições desde "I Love It Loud". Apesar da passagem conflituosa no Kiss de 1982 até 1984, para dar uma ajuda nas composições, a banda recorreu aos serviços do ex-guitarrista Vinnie Vincent que co-escreveu Unholy, Heart Of Chrome e I Just Wanna.

"Revenge" nasceu um clássico e pode-se dizer que beira a perfeição do início ao fim, com os destaques óbvios para as faixas Unholy, Take It Off, Spit , God Gave Rock N’ Roll To You II, Domino, Every Time I Look At You e I Just Wanna. Para fechar o album, a banda fez uma uma homenagem ao falecido Eric Carr com Carr Jam 1981, um resgate de uma demo registrada nas sessões de “Music From The Elder”.
A jam é guiada pelo riff que se transformaria em Breakout, música do Frehley’s Comet de Ace Frehley, guitarrista da banda na época. As linhas de guitarra ganharam um overdub com as guitarras feitas por Bruce Kulick.





Embora eu considere “Revenge” um clássico absoluto, possivelmente no mesmo patamar de “Destroyer” e de “Rock n' Roll Over”, o album conquistou apenas um singelo disco de ouro nos Estados Unidos e os seus singles fizeram mais sucesso na europa que nos Estados Unidos. Tal fato é até fácil de explicar, uma vez que  naquele momento, a indústria musical não estava do lado do Hard Rock e do Heavy Metal, graças ao grunge e a gravadora pra colaborar fez uma divulgação pífia. Independente de vendagens “Revenge” é sim, um dos melhores trabalhos do Kiss, e que como poucos discos da banda, agradou ao mesmo tempo, tanto os fãs quanto a crítica especializada.




Paul Stanley (vocal, guitarra)
Gene Simmons (vocal, baixo)
Bruce Kulick (guitarra solo)
Eric Singer (bateria)
Eric Carr (bateria e guitarra rítmica em 12, backing vocals em 5)


01. Unholy
02. Take It Off
03. Tough Love
04. Spit
05. God Gave Rock ‘N’ Roll To You II
06. Domino
07. Heart Of Chrome
08. Thou Shalt Not
09. Every Time I Look At You
10. Paralyzed
11. I Just Wanna
12. Carr Jam 1981

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...