segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Metallica - A Biografia


O livro "Metallica: A Biografia" foi lançado no início de março aqui no Brasil pela Editora Globo e foi concebido pelo jornalista de rock inglês, Mick Wall, que colaborou com a revista Kerrang e foi co-fundador da Classic Rock. Mick acompanhou a banda durante anos e foi amigo de Lars Ulrich, baterista do Metallica, o que faz com que as histórias narradas, ganhem uma visão mais pessoal, como por exemplo, a menção a suposta idéia do baixista Cliff Burton e do vocalista e guitarrista James Hetfield, de demitir Lars Ulrich, pouco antes do falecimento de Burton.

Pela capa e contracapa, já fica evidente quem dá as cartas no Metallica, e como não poderia deixar de ser, Wall detalha a vida de Lars Ulrich e James Hetfield desde a infância, até se tornarem os líderes de uma das maiores bandas de heavy metal da história. É interessante ver como Lars sempre foi obcecado por levar a banda ao topo do mundo, custe o que custasse, enquanto Hetfield demonstrava um lado totalmente introvertido, introspectivo, e mesmo assim, transformou-se em um dos maiores frontmen do metal.

O livro mostra o fanatismo de Lars pela NWOBHM e como isso ajudou a moldar o som inicial da banda e também como o Metallica sempre esteve à frente das outras bandas que faziam parte da cena thrash, como Slayer, Exodus, Anthrax e Megadeth.  Aliás, falando em Megadeth, é muito interessante ler sobre os primeiros anos da banda e sobre a entrada de Dave Mustaine, que deu um up no som do Metallica, fato esse, respeitosamente reconhecido pelo autor.

Vários momentos merecem destaque, como a expulsão de Mustaine, a morte prematura de Cliff Burton, a entrada e o 'bullying' que Jason Newsted sofria e que a maioria dos fãs provavelmente desconhecia, a conquista mundial com o "Black Album", o processo movido contra o Napster, os bastidores dos contestados "Load" e "Reload", a quase separação e o dispensável "St Anger", e a redenção com "Death Magnetic". Em pouco mais de 400 páginas, "Metallica: A Biografia" é uma excelente leitura, que esmiuça com maestria como o grupo se transformou em uma potência do heavy metal mundial. Obrigatório para os fãs da banda.

Vale mencionar que também foi lançado no Brasil o livro "Metallica All That Matters - A História Definitiva", de Paul Stenning. Depois de ler ambos, posso garantir que "Metallica: A Biografia", é mais completo, com mais detalhes. "Metallica All That Matters - A História Definitiva" está mais pra um resumo do livro de Mick Wall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do RODZ ONLINE. Não deixe de seguir. Sua visita e comentários mantem o blog vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...